Bem-vindo ao Blog do Chá de Alecrim


O Grupo de Teatro Interativo ChÁ de AlEcRiM tem como foco o TeAtRo do OpRiMiDo de AuGuStO BoAl. As ações do grupo estão voltadas para as questões SoCiO-AMbIeNtAiS.



Somos todos "espect - atores" [Augusto Boal]




Origem


A Origem do Grupo Chá de Alecrim

A origem do Grupo Chá de Alecrim é recente, entretanto, a trajetória dos que deram vida a este projeto é longa. Essa história é contada por Cleusa Peralta.

O Teatro do Oprimido, ou mais precisamente, o Teatro-Fórum, chegou à FURG pela mão do diretor francês Jean-Pierre Besnard. Esse contato se deu pela proximidade de Jean-Pierre com a Comunidade Del Sur, de Montevidéu, Uruguai. Em outubro de 2003, Jean-Pierre esteve pela primeira vez no Sítio Talismã, interessado na possibilidade de iniciar um intercâmbio cultural, a partir deste contato o grupo de Besnard, Caravane Théâtre, iniciou seus trabalhos no Brasil.
Foram realizados na FURG três cursos em formação em teatro interativo na linguagem clowning com a colaboração do Prof. Alfredo Martin. E janeiro de 2005, iniciou-se um intercambio cultural com os demais integrantes do Caravane Théâtre, de diferentes cidades da França, que vieram com Jean-Pierre ao Brasil, para interagir com os atores brasileiros. O Grupo Saludarte de Montevideo também foi convidado e participou dos trabalhos. Além do curso de formação em Rio Grande, também foi ministrado, pela equipe de atores rio-grandinos, uruguaios e franceses, de forma integrada, um curso de formação em Porto Alegre, junto ao grupo de teatro de rua Adoradores da Paixão, no espaço cultural Terreira da Tribo. Posteriormente, os quatro grupos integrados atuaram e interagiram com o grande público por ocasião do fórum Social Mundial, em janeiro de 2005.

A partir dos cursos de formação citados e do intercambio cultural com o grupo francês, portanto, criou-se o grupo de teatro interativo vinculado à FURG, ClownDestino, que atuou junto as comunidades de agricultores de nossa região costeira-estuarina, junto a FURG e também à Intecoop, além das demandas da própria Universidade.

O movimento cultural criado por estes grupos originou projetos de extensão da Universidade Federal do Rio Grande e em 2007 realizou-se o curso de formação de Teatro – Fórum, ministrado pelos integrantes do grupo ClownDestino. Desta formação surgiu o Grupo de Teatro Interativo Chá de Alecrim. O segundo curso foi realizado em 2009, capacitando o atual elenco do grupo.



O Caravane Théâtre

O Caravane Théâtre, criado em 1996, na cidade de Toulouse, França, dirigido por Besnard, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, composta por atores-capacitadores (curingas, na linguagem do teatro fórum) que trabalha diretamente com educadore, profissionais de saúdepública, entidades filamtropicas e organizações sócias, em diversos países, como, Índia (Calcutá e Jaipur), Africa (Marrocos), Russia e Uruguai (Montevidéu). As ações do Caravane Théâtre sempre estiveram associadas aos principais problemas mundiais (pobreza, desemprego, fome, prevenção a saude, etc). Nos diversos países em que atuam, promove o intercâmbio entre as diversas etnias e tradições, formando, capacitando grupo, com o objetivo de difundir a linguagem do teatro como ferramenta de expressão popular, na linha do Teatro do Oprimido. Entretanto, Jean-Pierre não trabalha apenas com as modalidades do Teatro do Oprimido, sua contribuição foi integrar a estética do clown à do Oprimido. O diretor criou uma variação do teatro-forum, na qual o palhaço pode aparecer sem aviso e entrar em cena para auxiliar o publico no tratamento de situações mito densas e atravessar as tensões com risos e a ingênua liberdade que lhe é peculiar. A essa modalidade, Jean-Pierre chamou técnica do Clowning.

Fonte:
Castell, C.H.G.P., 2007. Metaforizando a vida na terra: um recorte sobre o caráter pedagógico do Teatro-Fórum e sua mediação nos processos de transição agroecológica e cooperação em Rio Grande-RS. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/8964